“Saul e seus homens pouparam a vida de Agague, bem como o melhor das ovelhas, do gado, dos bezerros gordos e dos cordeiros. Destruíram apenas o que não tinha valor ou que era de qualidade inferior”.
Samuel 15:9
O que significa ser essencial?
Essencial significa ser vital.
Você precisa de gorduras para sobreviver da mesma forma que precisa de ar e água pura.
Você precisa de gorduras para prosperar.
Você precisa de gorduras para viver bem.
Usei o texto acima quando falei das proteínas.
Porque proteínas e gorduras são macronutrientes essenciais.
Macronutrientes é a classificação mais geral dos alimentos, inclui proteínas, gorduras e carboidratos (que não são essenciais para saúde humana).
Para que servem as gorduras?
As gorduras formam todas as células do organismo e estão presentes em todas membranas celulares e no sistema nervoso (especialmente no cérebro). As gorduras permitem a passagem de nutrientes para cada célula e a eliminação de seus detritos para o meio extracelular.
As gorduras favorecem a transmissão elétrica do impulso nervoso.
As gorduras são essenciais porque são a matéria prima dos principais hormônios reguladores que são responsáveis pela sobrevivência e descendência, como o cortisol (regula o estresse e a imunidade), a vitamina D (que é um pró-hormônio) e atua na prevenção de câncer, na imunidade, no humor e no sistema esquelético), os hormônios sexuais como a testosterona que ajuda na libido de homens e mulheres e os femininos, que permitem a reprodução, a vitamina K2 que melhora a condição dos ossos e a coagulação sanguínea, a vitamina A que ajuda na pele e prevenção de cegueira, a vitamina E que tem ação antioxidante, e ajuda a prevenir doenças autoimunes como Câncer, diabetes e Parkinson.
As gorduras são essenciais porque são a fonte primordial de energia, servindo como energia imediata, quando vem sendo usada costumeiramente e com baixo consumo de carboidratos calóricos e como a reserva energética.
As gorduras formam reservas energéticas muito eficientes, fornecem 9kcal por grama, enquanto os carboidratos fornecem 4kcal por grama.
Kcal ou quilocalorias é uma medida de quantidade de energia gerada.
Portanto, as gorduras são mais eficientes para gerar energia de reserva. Além disto, esta reserva que é nosso tecido adiposo, a gordura do corpo dos animais, quando composta de gorduras de boa qualidade tem uma função reguladora hormonal e imunológica.
As gorduras servem também como isolantes térmicos, nos protegendo das variações de temperatura.
As gorduras ajudam muito no controle do peso, porque junto com as proteínas fornecem um maior nível de saciedade, ajudando a controlar “fissuras” por alimentos e descontrole no apetite.
As gorduras são essenciais porque ajudam muito na digestão, compondo os sais biliares e sistemas enzimáticos.
Há ainda os muito citados ômega-3, 6 e 9 também gorduras essenciais. Eles tem papel regulador hormonal, inflamatório e anti-inflamatório. Seus efeitos parecem paradoxais e são mesmo, porque dependem da proporção de cada um deles.
Na prática para ter seu benefício é bem simples: evite os óleos vegetais industriais e consuma os presentes na banha, manteiga, e todos de origem animal, ou vegetais extraídos a frio, sem processamento químico.
Enfim, as gorduras são essenciais.
Quem disser que você deve reduzi-las ou está mal informado ou é mal-intencionado.
Mas agora você recebeu informação de qualidade!